quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Eu li... Dibs: Em Busca de Si Mesmo - Virginia Axline

Dibs: Em Busca de Si Mesmo
Virginia M. Axline


Esse não é um livro teológico-filosófico-apologético etc e tal... É um livro sobre psicologia infantil. Afinal, o mundo não se resume a esfera teológica e, digo com toda certeza, os teólogos e pastores ganhariam muito se dialogassem um pouco mais com o "mundo" e a literatura secular.

Dibs é um livro sobre a história real de um menino nos seus 5-6 anos que sofre que graves e complexos transtornos psicológicos. Apesar de todos os esforços de seus professores, Dibs é retraído e reage violentamente a qualquer tentativa de aproximação, por mais afetiva que seja. Depois de que tudo já havia sido tentado, entrou em cena a Dra. Virginia Axline que aceita o desafio de cuidar do desenvolvimento do menino. O livro é o relato das sessões terapêuticas de Dibs com a Dra. Axline. A terapia consistia apenas em uma sala de brinquedos onde o menino pode ser a "si mesmo". Nesse processo terapêutico, onde raramente a Dra. Axline dá uma palavra, diretriz ou conselho, Dibs, num ambiente de aceitação, começa a se desenvolver e descubrir o seu verdadeiro "eu" e aprende a lidar com todas as emoções presas dentro de si. O livro nos cria uma expectativa pelo que acontecerá com Dibs no final. É um livro importante de se ler, onde é possível aprender muito sobre relacionamentos familiares - é notória a influência dos pais no comportamento anormal do menino - e desenvolvimento infantil. Dibs, apesar de tudo apontando o contrário, não era um retardado mental mas sim um pequeno gênio preso dentro de enormes muralhas emocionais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Vitor,

vi que vc está lendo a história ilustrada do cristianismo. É um ótimo livro!

Por acaso caiu em minhas mãos aqui o vol 1 e o 8 que li com muito prazer.

Procurei na net até encontrar, por sorte a versão para baixar em pdf (em espanhol) de todos os volumes que foram lançados em dois tomos.

Coloquei como principal alvo de leitura completar essa empreitada. Mas tenho feito isso com calma pois é a caminhada por todos esse séculos de história é bem denso e longo, mas acima de tudo muito interessante. Acabei lendo paralelamente biografias curtas de Origenes, Tertuliano e outros. Acho que já na "era dos Gigantes".

Enfim, aguardo ansioso sua resenha e parecer.

em Cristo,

Roger

Anônimo disse...

Este livro é otimooo...
fascinantee!Estou no 1° periodo de psicologia e meu prof.passou pra lermos...

Muito bom..Indico qualquer um a ler!

Anônimo disse...

Olha achei maravilhoso,pois de certa forma alguns problemas estava enfrentando c/ minha filha,e nesse livro me ajudou a olhar as coisas de maneira diferente,porque muitas vezes a mudança começa em nós.Obrigado

Anônimo disse...

Gostei muito, pois me fez compreender que muitas vezes queremos que os outros sejam diferente,mas a mudança começa da gente mesmo.Não desista de lutar, p/ conseguir atingir seus objetivos por achar muitas vezes a situação sem êxito,pois o que no começo parece difícil no fim pode ser de gozo e satisfação.

 
Free Host | lasik surgery new york