terça-feira, 20 de novembro de 2007

ISAÍAS 45:7 - Deus é o autor do mal?

PROBLEMA: De acordo com este versículo, Deus forma a luz e cria as trevas, faz a paz e cria o mal (cf. também Fr 18.11 e Lm 3.38; Am 3.6). Mas muitos outros textos das Escrituras nos informam que Deus não é mau (1Jo 1.5), que ele não pode nem mesmo ver o mal (Hc 1.13), nem pode ser tentado pelo mal (Tg 1.13).

SOLUÇÃO: A Bíblia é clara ao dizer que Deus é moralmente perfeito (cf. Dt32.4; Mt 5:48), e que lhe é impossível pecar (Hb 6.18). Ao mesmo tempo, sua absoluta justiça exige que ele puna o pecado. Este juízo assume ambas as formas: temporal e eterna (Mt 25:41; Ap 20.11-15).
Na Sua forma temporal, a execução da justiça de Deus às vezes é chamada de "mal", porque parece ser um mal aos que estão sujeitos a ela (cf. Hb12.11). Entretanto, a palavra hebraica correspondente a mal (rá) empregada no texto nem sempre tem o sentido moral. De fato, contexto mostra que ela deveria ser traduzida como "calamidade" ou "desgraça", como algumas versões o fazem (por exemplo a BJ). Assim, se diz que Deus é o autor do "mal" neste sentido, mas não no sentido moral - pelo menos não da forma direta.
Além disso, há um sentido indireto no qual Deus é o autor do mal em seu sentido moral. Deus criou seres morais com livre escolha, e a livre escolha é a origem do mal de ordem moral no universo. Assim, em última instância Deus é respnsável por fazer criaturas morais, que são responsáveis pelo mal da ordem moral. Deus tornou o mal possível ao criar criaturas livres, mas estas em sua liberdade fizeram com que o mal se tornasse real. É claro que a possibilidade do mal (i.e., a livre escolha) é em si mesma uma boa coisa.
Portanto, Deus criou apenas boas coisas, uma das quais foi o poder da livre escolha, e as criaturas morais é que produziram o mal. Entretanto, Deus é o autor de um universo moral, e neste sentido indireto, ele, em última instância, é o autor da possibilidade do mal. É claro, Deus apenas permitiu o mal, jamais o promoveu, e por fim irá produzir um bem maior através dele (cf. Gn 50.20; Ap 21-22).
A relação de Deus com o mal pode ser resumida da seguinte maneira:

DEUS NÃO É O AUTOR DO MAL:

- No sentido do pecado
- Mal de ordem moral
- Perversidade
- Diretamente
- Concretização do mal

DEUS É O AUTOR DO MAL:

- No sentido de calamidade
- Mal de ordem não moral
- Pragas
- Indiretamente
- Possibilidade do mal


fonte: Manual de Dúvidas Enigmas e Contradições da Bíblia - Norman Geisler & Thomas Howe

5 comentários:

Anônimo disse...

Outros sentidos da palavra "mal" registradas no Dicionário da Língua Portuguesa de Houaiss:
conseqüência; efeito nocivo, desastroso; sofrimento compensatório (de ação repreensível); castigo, punição.
Todo pecado (erro) praticado pelo homem gera "consequência", "sofrimento", "punição" para ele, visando ao seu retorno ao caminho do bem. Logo essas conseqüências, sofrimentos e punições foram, de fato, criadas por Deus tendo em vista o bem do homem.

Anônimo disse...

E as trevas?

ANtonio JOse SIlva disse...

"DEUS" é conhecedor de tudo, no eden colocou a arvore do conhecimento do bem e do mal, o homem porem em seu livre arbitero,fez a escolha errada, então é certo que assim como o sol e chuva vem para bons e maus,
"DEUS" conhecedor e sendo a fonte do AMOR, irá lidar com o mal até o dia do Juizo, onde por fim o mal sera destruido.
Pois o pecado é extranho até mesmo para o próprio "DEUS" pois se originou no orgulho e na inveja.
ENfim, "DEUS" tem permitido o joio e o trigo crescerem juntos, ainda por mais um tempo.
Ele é luz, e a sua ausencia, ficam as trevas.
Mais a proximidade do Criador que é luz, as trevas se esvai,
toninhoreluzz@hotmail.com

Fabricio disse...

È complicado, pq Deus é o inicio e o fim, antes dele nada existia, ele criou tudo,Deus criou todas as coisas, então como pode dizer que ele não é autor do mal, ele mesmo diz que criou as trevas e o mal em isaias 45:7
Então como Deus um ser perfeito criou imperfeição (falo de lucifer)?
Quando Deus colocou a arvore do bem o do mal e disse dela não comeras ele sabia que Eva ia comer e ia dar a Adão, mais a biblia diz que Deus não coloca prova que a pessoa não resiste como explicar isso?
Deus é onisciente, onipotente e onipresente...nada aconteçe sem Deus estar perto, sem sua permissão e seu conheçimento,permitir se vc pode impedir não leva a uma certa culpa?
EX: uma criança vai ser estrupada pelos pai e depois esquartejada e queimada, se vc podesse impedir vc impediria uma ocasião dessa?
Eu tenho uma frase que me faz me manter crendo que Deus é bom e quer somente o bem. ela é assim DEUS É PERFEITO A BIBLIA NÃO.
Pra mim a bilia sofreu muito com influências de povos,culturas e guerras. então acreditar em cada letra como palavra de Deus é perigoso demais.

Angels sing disse...

Fabricio,
concerteza, qualquer ser humano se pudesse impediria a situação que você colocou de uma cirança sendo estrupada e esquartejada pelos pais, mas como já foi dito, Deus deu o livre arbitrio, você tem o poder de fazer suas escolher, você faz o que você quer, se você quiser se uma boa pessoa você será, se você quiser se matar, você se matará, assim como se você quiser acreditar na biblia você acreditará, tudo isso vai da sua escolha pessoal, Deus não irá intervir, assim como ele não intervem nas coisas boas que acontecem como a paz entre duas nações, ele também não intervem no mal como o que você sitou, de pais estrupando, esquartejando e queimando um filho, afinal ambas as decisões tanto a de paz, como a de dor e morte, foram feitas pelo homem e não por Deus, isso se chama livre arbitrio do homem.

Ruth C.

 
Free Host | lasik surgery new york