terça-feira, 24 de junho de 2008

Eu li... Crítica Textual do Novo Testamento - Wilson Paroschi


Sem muito tempo para atualizar o blog e resenhar livros, serei breve. Wilson Paroschi é um Teólogo brasileiro especializado em Crítica Textual (CT), atualmente está concluindo seu Ph.D na Andrews University, USA. Este livro é uma ótima introdução à CT, assunto este tão controverso e fascinante. Ele explica os principais métodos da CT, a história do texto do NT, os manuscritos e traduções. Imparcial e conservador. O conhecimento de CT é essencial para o apologeta e, por que não, para o Cristão comum, pelo menos no nível básico, visto ser assunto bastante controverso e que levanta muitas dúvidas. É um livro útil para ser usado como base para estudos nas Escolas Bíblicas de nossas Igrejas. Após ler o livro, ficamos com aquele sensação cuja qual todo àquele acostumado com a apologia do Cristianismo está acostumado: "Mais uma vez a ortodoxia prevalece". As modernas descobertas da CT apoiam a visão conservadora do Cristianismo, o livro deixa isso claro e de forma bem imparcial. Paroschi comenta sobre a descoberta do papiro 7Q5 nas cavernas de Qumran que data do ano 52-53 d.C. e provavelmente é trecho de Marcos 6.52-53, o que colocaria o Evangelho numa posição de confiabilidade inquestionável. Eu recomendo o livro, aliás, não somente eu, mas, o livro também conta com o endosso do renomado Crítico de Princeton, Bruce M. Metzger: "Felicito o Prof. Paroschi pelo preparo desta excelente obra. Estou certo de que muitos estudantes vão achá-la extremamente útil".

6 comentários:

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Oi Vitor,

quem sabe vc quer se unir a nós na tradução do Manisfesto Evangélico!?

Olha lá no Volney: http://volneyf.blogspot.com/

Abrçs,

Roger

Vitor Grando disse...

Caro Roger!

Deveria ter me avisado antes, é claro que tenho interesse, já ouvi falar sobre esse Manifesto e sei que tem repercutido muito, você já o leu? Sobre o que o texto fala?

Anônimo disse...

Sou adventista e estudo Teologia no UNASP.Wilson Paroschiee o meu professor... ele e um gigante.
Cada aula e uma viagem diferente... ele e um "cosmo" de conhecimento! Bruce Metzger foi seu orientador no Doutorado...

Vitor Grando disse...

Alysson,

Deve ser um privilégio estudar com ele.

Eu gostei muito do livro, é uma excelente introdução ao assunto!

Gilson Medeiros disse...

O livro é excelente, assim como outros trabalho do Dr. Paroschi no UNASP.

Unknown disse...

Olá!Vitor, graça e paz!!! estou saindo hoje para uma CAMPAL da (IASD) de Imperatriz - Ma.Onde o convidado principal será Wilson Paroschi.Vou conhecê-lo face a face...e claro pedir que ele autografe o livro...

 
Free Host | lasik surgery new york