sexta-feira, 25 de abril de 2008

Eu li... Desista! E Outras Histórias de Franz Kafka - Peter Kuper

Desista! E Outras Histórias de Franz Kafka
Peter Kuper


"Um dos mais importantes escritores do século XX volta a ganhar vida nas mãos do quadrinista Peter Kuper. Desista! Reúne nove histórias assinadas pelo tcheco Franz Kafka. São fábulas curtas em que estão presentes todo o absurdo, a dúvida, o vazio e a solidão que se tornaram marcas registradas da obra de Kafka. Mais que uma adaptação literal, Kuper fez uma interpretação da visão de mundo Kafkiana, fragmentada e desesperada, e seu traço expressionista (lembrando a xilogravura) realça o tom sombrio e o humor negro das histórias.
A arte de Kuper leva o leitor a uma imersão angustiante na obra de Kafka, tornando seus pesadelos claustrofóbicos em realidade, dando rosto e voz a seus personagens torturados. Os contos de Desista!, todos curtos e de poucos parágrafos, são carregados das imagens desesperadas que se espera encontrar em um conto do escritor. E Kuper consegue recriar equivalentes visuais das histórias ao mesmo tempo em que evita a armadilha da adaptação literal. O Kafka de Kuper é fiel, mas possui brilho próprio. Eseu traço áspero e estilo expressionista dão vida nova aos atormentados personagens arquetípicos de Kafka, como o assassino e sua vítima, em "Um Fraticídio", ou o marinheiro desorientado de "O timoneiro".
Kuper, como diz Jules Feiffer, na introdução, faz" uma série de riffs improvisações visuais sobre breves manifestações do velho mestre". O resultado é uma obra ousada, que une o isolamento angustiado de Franz Kafka com a arte ruidosa e estridente de Peter Kuper." Fonte: Submarino.com.br

Destaque para a história "Um Artista da Fome" segue o texto na integra abaixo:

Um Artista da Fome - Franz Kafka

2 comentários:

Anônimo disse...

Vítor,

Kafka é sinônimo de dor,ironia, lucidez, de imperfeição com precisão para estabelecer a precisão, de feiura proposital...

Recomendo --> A Metamorfose e O Processo.

Abraços!!

Vitor Grando disse...

Eu nunca li Kafka.
Tem uma peça que é adaptação do livro O PROCESSO em cartas na Maison de France aqui no Rio, pretendo assistir semana que vem!

 
Free Host | lasik surgery new york