segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Eu li... The Historical Jesus - Gary Habermas


Como já disse no texto abaixo, Gary Habermas é um dos maiores especialistas conservadores em Jesus histórico, poderíamos colocá-lo ao lado de N.T.Wright, seu companheiro nos congressos sobre a ressurreição de Cristo, apresentado por ambos e o maior apologista contemporâneo William L. Craig. Habermas começa o livro discorrendo sobre a história das pesquisas sobre o Jesus histórico - o movimento das "Vidas de Jesus" onde cada "estudioso" escrevia sua própria biografia de Cristo, sempre bastante imaginativa, o movimento de racionalização do Jesus histórico, onde cada fato miraculoso narrado nos Evangelhos era interpretado de forma naturalista, o desprezo pela historicidade de Jesus de Karl Barth até os estudos contemporâneos onde se têm enfatizado a relevância da história para a fé, movimento cujo teólogo alemão Wolfhart Pannenberg é um dos expoentes. Habermas faz boas críticas das visões liberais do Jesus histórico, em especial, de John Dominic Crossan e suas pressuposições históricas. Mas o foco do livro são as evidências históricas antigas sobre Jesus, credos antigos descritos nas páginas do Novo Testamento (1Co15 merece destaque), e fontes cristãs e pagãs, Habermas cita Josefo, Suêtonio, Tácio, Plinio e diversas outras fontes (39 no total). O número de fontes além de fundamentar a existência de Jesus, e até mesmo de fatos específicos de sua vida, impossibilitam qualquer tentativa de reconstruir um Jesus que não seja no mínimo semelhante ao Jesus dos Evangelhos. O apêndice sobre historiografia também é muito bom, ainda mais por ser justamente devido à pressuposições infundadas e preconceituosas que hoje vemos tanta confusão em relação ao Jesus histórico, por isso a leitura desse apência é um dos pontos altos do livro. Recomendado!

4 comentários:

Daniel Grubba disse...

Deve ser muito interessante este livro. Obrigado pela dica. Porventura Habermas chega a falar algo sobre descrições de Jesus no Talmude?
Sobre o livro de Cullmann que você esta lendo, eu achei um excelente livro. Obviamente, não é conservador como Habermas, mas esta longe de ser um demitologizador à semelhança de Bultmann. Cullmann postula datas tardias para os livros dos evangelhos e questiona a autoria de apenas alguns poucos livros do NT, mas nada que comprometa a veracidade do NT.
Abraços,
Daniel

Vitor Grando disse...

Que eu me lembre ele cita sim, mas não se aprofunda.

Tenho que pegar o livro em casa para conferir!

Um abraço

Por que Creio disse...

Eu gostaria de ver as editoras brasileiras publicando livros assim...

Vitor Grando disse...

Todos nós gostaríamos, amigo, todos nós.

 
Free Host | lasik surgery new york