"Não deveria um ministro ter, primeiramente, uma boa compreensão, uma apreensão clara, um julgamento sadio e uma capacidade de argumentar com um pouco de competência? [...] Não seria determinado conhecimento (a metafísica) chamado de a segunda parte da lógica, se não tão necessário como [a própria lógica], ainda assim altamente apropriado? Não deveria um ministro se familiarizar ao menos com os fundamentos gerais da filosofia natural?"
John Wesley, Sermão para o clero
Trecho de um sermão proferido por John Wesley a um grupo de ministros em 1756.
Essas são palavras de um dos maiores pregadores de todos os tempos, oxalá Wesley fosse ouvido hoje!
quinta-feira, 24 de maio de 2007
"Sermão para o clero" de John Wesley
Posted by Vitor Grando on 22:04
4 comentários:
Vitor, às vezes, quando penso em filosofia,lembro-me das aulas fraquíssimas intelectualmente da minha ex-professora de Filosofia. Note só, ela era doutora mas, mesmo assim, amava o pensamento de Nietzsche acerca da verdade; algo extremamente alienante.
Mas, quanto ao artigo acima, certamente é imprescindível - bom, pelo menos deveria ser considerado desta forma pela maioria dos ministros, a meu ver - o conhecimento de filosofia, ou, ao menos, os fundamentos.
A propósito, por falar em fundamentos, achei bastante intelectualmente salutar para mim um conhecimento básico acerca de falácias lógicas. Isso é básico; é o mínimo do mínimo do mínimo... (rs) que eu devo saber.
Vlw, Vitor !!! Que Deus o abençoe !!!
Fernando Jatobá
Oxalá Wesley fosse ouvido hoje, principalmente pelos ministros brasileiros! Há muita irracionalidade, misticismos e crendices na igreja e, em alguns casos , uma verdadeira cultura e apologia da ignorância. E eles não podem alegar a ausência de recursos pois hoje há bons livros no mercado editorial evangélico nacional (não tanto quanto gostaríamos é verdade) e muitos bons sites na internet e aqui eu gostaria de citar o seu blog, o apologia.com, o monergismo.com e o tempora mores. Que Deus abençoe este seu ministério pois ele tem siso uma fonte riquíssima e prazerosa de conhecimento. Obrigado Vitor.
Osmar Neves, Padre Bernardo-GO.
huhu aleluia.. srsrsr... é bem isso mesmo. Melhor seria o mundo se todos estudassem isso na verdade mas melhor ainda seria se nós empregássemos a inteligencia sadia, que queira ou não, está em Cristo e que de certa maneira engloba esses estudos e quem os estuda encontram Cristo também, porque o céus declaram a glória de Deus não é? oras, a lógica também! Glórias ao Pai de toda a lógica!
Olá Vitor !
Se tivessemos estes requisitos nos ministros, teriamos uma teologia equilibrada e uma Igreja bem fundamentada em sua fé...Afinal, ´e o que no sfalta hoje em dia em meiuoi a tantos modismos e heresias e fanatismos sem nenhum fundamento.
Flávio- Pindamonhangaba
Postar um comentário