domingo, 26 de outubro de 2008

Parabéns, Gabeira! Você venceu!


Para os moralistas hipócritas, parabéns por votarem no candidato que:

- Espalhou panfletos mentirosos.
- Espalhou vans fazendo boca-de-urna hoje, o que é crime.
- Usou de golpes baixos contra seu adversário
- Inflamou as massas usando de mentiras e manipulações
- Se fez de coitado ao afirmar com a maior cara-de-pau que era vítima de panfletos apócrifos
- Espalhou panfletos dizendo que se baseava na ética cristã, o que é hipocrisia, o pecado que Jesus mais enfaticamente atacou.

Bom, se você votou 15 por motivos moralistas, sinto muito lhe dizer que além de incorrer num grave engano, apoiou o candidato mais imoral e baixo do Rio de Janeiro e que ainda se vez de santo e cristão. Um fariseu de primeira, o alvo de todo o ódio de Jesus Cristo. Se falamos de ética cristã, sem dúvidas Gabeira foi o mais coerente. Se foram outros os motivos que te levaram a votar em Eduardo Paes, tudo bem, mas se o fez por motivos relacionados a ética cristã ou você não conhece o Evangelho ou se deixou enganar pelas mentiras do candidato eleito, ou sugiro urgentemente que reveja seus príncipios supostamente cristãos - e aqui vai uma acusação direta a todos vocês falsos moralistas, vocês ainda vão sentir o peso da vossa hipocrisia! É de esperar que os moralistas ignorem a realidade e essa acusação, afinal, nenhum profeta bíblico - nem Jesus - foi bem recebido pelos maioria religiosa, o mesmo se dá hoje. O povo não gosta de ouvir a verdade, gosta é da mentira, por isso não aceitaram a dura mensagem de Jeremias. Mas a onda continua, Gabeira nos deu uma bela lição de como se fazer politíca de forma integra. Parabéns, Gabeira! Você venceu!

30 comentários:

Anônimo disse...

Vitor,
Realmente não consigo entender toda essa sua indignação, ou seria ódio? Até parece que o Gabeira é o Cristo, ou melhor, o anti-cristo. Pergunto-lhe: qual a diferença em votar em um imoral em detrimento de outro imoral? Gabeira tornou-se Deus? Não seria sua atitude algo próximo, ou a própria idolatria?
Os seus argumentos são tão baixos como os que você diz combater. E, sinceramente, sua atitude não se parece nada cristã. Pelo menos, para um estudioso da Bíblia você deveria conhecer algo que se chama soberania de Deus. Ou repetir como Paulo: Em tudo dai graças!
É deprimente ver um cristão sendo cabo eleitoral de um imoral como o Gabeira, da mesma forma que o seria se fosse com o Paes. Creio que está na hora de você rever os seus conceitos, ao invés de julgar, acusar e condenar todos os que votaram contra a sua opção, inclusive, irmãos que chamou de ignorantes, incrédulos e apóstatas (não com essas palavras, mas bem próximo disso). Qual é a sua fé? Em Cristo ou no Gabeira?... Isso é típico de uma mente ditatorial, inquisitora, soberba e arrogante. Assim são os maxistas: não aceitam ser desagradados, e abrem guerra contra todos os que não os seguem; você declarou guerra aberta aos seus opositores. Por quê? E por quem?... O seu discurso está cheio de ódio, não se engane! Não é nada de indignação por injustiça, mas ódio porque a maioria não pensa como você. Se pudesse, provavelmente, os faria pensar como você. E é essa a questão: você foi derrotado. Sua panfletagem foi derrotada. Seu discurso foi derrotado. No fundo, não é nem tanto pelo Gabeira ou pelo Rio ter perdido, mas porque você perdeu!... "que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?" (2Co 6.14).
"Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica" (Tg 3.13-15).
Que Cristo o abençoe, e o guie nos Seus santos caminhos!
Jorge Fernandes
dos.ty@hotmail.com

Vitor Grando disse...

Jorge,

Se alguém aqui é não tem conduta cristã e usa de argumentos baixos, esse alguém não sou eu. Não julgo Gabeira um Cristo, não coloque palavras na minha boca. Minha revolta é contra cristãos que apoiam cegamente Eduardo Paes crendo que este cidadão tem alguma ligação com qualquer moralidade cristã - é um abuso da Igreja de Cristo e contra isso eu me rebelo enfaticamente.

O meu discurso está SIM cheio de ódio. Jesus também estava cheio de ódio contra os fariseus e meu ódio se dirige ao falso moralismo hipocrata que alguns advogam. Veja que neste post eu fiz questão de deixar claro que meu posicionamento não é contrário aqueles que votaram em Eduardo Paes, mas sim contrário aqueles que o fizeram por motivos moralistas - isso é patético. Dar graças não é aceitar ver a hipocrisia imperar, não é ver a Igreja ser usada covardemente. Tanto Paulo quanto Jesus foram muito radicais contra essas questões e eu faço questão de também ser. O seu discurso que está sim cheio de versículos descontextualizados contra a minha pessoa. Eu me baseio em fatos e não em suposição. Mas eu já esperava isso, afinal, nenhum profeta foi bem recebido pelos religiosos - nenhum.

Jim Pereira disse...

Mas eu estou triste, muito triste, não pela derrota do meu candidato. Quantas vezes o meu candidato não ganhou? Aliás, Gabeira, já perdeu eleição para governador... isto é, sequer chegou ao segundo turno.
Eu estou triste e com asco, desculpem, não é hora para demagogia, com asco daquele que vai ser prefeito do Rio de Janeiro.
Há minutos, assistindo a BAND, ouvi um convidado, sociólogo, dizer que no Rio de Janeiro a campanha do segundo turno foi ignóbil: carreatas do futuro prefeito gritando "quem senta, quem fuma, quem cheira vota em Gabeira", distribuindo panfletos apócrifos dizendo que Gabeira iria legalizar... estão sentados?... os cafetões...
Nunca na minha vida senti tanto ódio por um político! Porque será? Será SOMENTE devido ao meu descontrole emocional, etc?? Eu sou o único culpado por esse ódio e esse nojo??...
Até na entrevista coletiva (no comitê de campanha - no Recreio dos Bandeirantes! Muito longe dos subúrbios!) esse velho coronel agradeceu à nova liderança na política no Rio de Janeiro (confesso que pensei que ele iria citar o Gabeira), o governador Sérgio Cabral; agradeceu também o apoio do presidente Lula e da Dona Mariza... Juro! Esse foi o "discurso". Em nenhum momento a ameba se referiu ao seu oponente!
Isso vai governar o Rio de Janeiro!
Me preocupa o Rio de Janeiro? Nem um pouco! Quero que se exploda! Tô nem aí! Se Deus quiser, em breve, irei para Maracangalha...

Anônimo disse...

tantas coisas passam por minha kbça aki para postar q nem sei o q fz

acho q nao vou faze-lo se não posso privilegiar um pensamento e desmerecer outro talvez melhor...


anonimo, e todos + q se perguntarem " mas vitor pq tanto 'odio' no coração ?"

queridos, pertenço a mesma igreja e até o mesmo grupo de pessoas dentro desta q o vitor...... e podemos disser q foi uma ardua batalha, onde ninguem saiu vencedor, mesmo pq ninguem deu braço a torcer, ninguem teve coração aberto para parar e refletir sobre o assunto ( eu estou falando + deles do q de nos)<-------- não sendo imparcial...

eleições acabaram mas o debate vai se arrastar alguns dias, e quando acabar sempre restará a lembranças destes dias....

tivemos melhores argumentos, mtos ateh irrefutaveis, exemplos biblicos ( alias os da concorrencia foram cegos) MAS, o resultado das eleições nao representa o resultado para toda esta questão q foi levantada entre gabeiristas x eduardi.... digo anti-gabeira, como eles se proclamam, nos consiguimos levar maior numero de pessoas a reflexão, enquanto eles contavam com o apoio dos cegos e alienados......


ou seja akele povo q domina o brasil e tbm nao estivemos livre......

MAS, pela minha visão, o importante é que.... cada alma q se liberta da prisão do "não kero ouvir o qvc esta falando" é uma vitória......


alias apesar do q disse acima de não favorecer um pensamento, creio q este mereça ser dividido....

barack obama nao eh o primeiro , e se nao ganhar tbm nao será o ultimo candidato negro dos EUA, mas o fato É que um dia haverá um presidente negro e um dia tbm haverá + conscientes do q alienados, este povo q anda em 2 patas por acaso, se cair de 4 nao levanta +<--- nao resisti a tentação.......

Um dia veremos um governante fiel e justo a tudo akilo que defendemos e cremos, e é, q seja a verdade....

só me resta ser educado e desejar um bom governo a Eduardo Paes e meus sinceros desejos q tudo,tudo,TUDO que me fz nao votar nele sejam mentiras, para o bem do estado do Rj que sofre a 10 anos de abandono e descaso

boa noite, tomemos calmantes para durmir e viva a revolução!

Anônimo disse...

"... o alvo de todo o ódio de Jesus Cristo"
Ódio em Jesus? Por outro lado, nos livros antigos o que sabemos e vemos, é que, o Povo tem o lider que merece e escolhe.

Este é o primeiro comentário, mas, há uma semana tenho seguido seu blog pelo feed, e recebi a indicação do Luiz Lailo.

Parabéns pelas idéias expostas

Vitor Grando disse...

Não entendi sua citação direito, Adão. Se você questiona minha colocação de ódio em Jesus, foi isso mesmo que eu quis dizer. Vide a relação de Jesus com os religiosos e a "limpeza" do Templo. Veja o Deus do Antigo Testamento, profundamente odioso contra todo o pecado e hipocrisia. Mas é isso cara, o povo tem o líder que merece. Obrigado!

Jim e Igor, muito boas as colocações de vocês, nossa luta não terminou, apenas começou e nós a vencemos - isso é fato. Essa eleição marcou a vida de muitos. É só o começo.

Um abraço a todos e, como colocou o Igor, que Eduardo Paes consiga fazer um bom governo, para o nosso bem.

Anônimo disse...

Vítor, paz!!

***********************************************

"Não entendi sua citação direito, Adão. Se você questiona minha colocação de ódio em Jesus, foi isso mesmo que eu quis dizer. Vide a relação de Jesus com os religiosos e a "limpeza" do Templo. Veja o Deus do Antigo Testamento, profundamente odioso contra todo o pecado e hipocrisia."

***********************************************

É.... a coisa tá feia mesmo!!!

Vítor, onde em Mt 21:12-17; Mc 11:15-18; Lc 19:45-47; Jo 2:13-16 podemos deduzir que Jesus Cristo estava em um estado de ÓDIO?!!

Outra coisa:

O DEUS do AT não sente ÓDIO nem contra o pecado, nem contra a hipocrisia e nem contra nenhum homem... a linguagem veterotestamentaria que atribui a DEUS emoções humanas é de retórica... trata-se de um ANTROPOPATISMO!!!

Por favor, cuidado com as suas afirmações extremistas meu irmão.

E se você ainda me permite, quero dizer-lhe que tenho a mesma impressão do Jorge quanto à sua inflamação... aliás, ela em nada se compara com a INDIGNAÇÃO de Jesus no Templo... uma causa é temporal, terrenal... a outra está vinculada a coisas superiores, lá do alto...

Anônimo disse...

Me preocupa o Rio de Janeiro? Nem um pouco! Quero que se exploda! Tô nem aí! Se Deus quiser, em breve, irei para Maracangalha...

Já vai tarde.

Tem gente que se diz democrata mas não aceita a derrota, a alternância de poder. Então passa a usar a técnica de desqualificar o vencedor.

Vitor Grando disse...

Zwinglio,

Se os genocidios ordenados por Deus no AT não envolvem ódio contra o pecado, então, precisamos inventar uma nova palavra para descrever tais atos. Se Deus não odeia o pecado, ele então o ama? Com qual palavra você definiria a relação de Deus com o pecado?

Talvez você diga isso tudo por não ter visto o Eduardo Paes se fazer de CRISTÃO e quebrar todas as leis eleitorais possíveis. Este cidadão espalhou panfletos afirmando se basear na Ética Cristã e se fez passar por santo. Isso por acaso não é o caso dos fariseus que foram alvo de toda a ira de Jesus Cristo e os únicos que Jesus advertiu quanto ao inferno? Minha indignação é temporal - é fome e sede de justiça e está envolvida com causas eternas. Ver gente fazendo da Igreja a mesma coisa que fizeram há 2000 anos tras - a mesma - entristece e indigna. Eduardo Paes usou a Igreja para alcançar seus objetivos politícos, assim como os religiosos usavam do Templo com fins comerciais e abusavam na carência dos fiéis. Aconteceu a mesma coisa em 2008 no Rio de Janeiro.

Eduardo Paes Apelou ao seu moralismo hipócrita para conquistar votos e votos dos crentes incautos. "Ai daquele que fizer tropeçar um destes pequeninos". Será que não há nenhum sentimento odioso nesse "Ai"?

Vitor Grando disse...

Anônimo,

Se a vitória deles ao menos tivesse sido limpa né? A questão é que não foi - fato. E isso justifica a indignação com a "derrota".

Anônimo disse...

Vitor,

Não trabalho com a possibilidade de um DEUS odioso, ou cheio de ódio, em hipótese alguma...

Pra concluir, definitivamente, te desejo o melhor nessa sua nova empreitada...

Abraços!!!

VitorGrando disse...

Zwinglio,

Então, por favor, me explique a relação de Deus com o pecado. Se você encontrar uma palavra melhor do que "ódio", então, por favor, me explique!

Um abraço!

Anônimo disse...

Vitor,pense um pouco..
Política nunca foi limpa..
Sempre precisam de apoios e esses apoios depois cobram.. A política por si só é nojenta..
Acho que com gaberia foi só o início.. Virá outros mandatos,ele não era tão conhecido assim afinal,só pelos pequenos deslizes.. Isso é fato..(morto,concordo) Obrigada pelo seu respeito,pela minha opinião..

VitorGrando disse...

Certamente ninguém é 100% limpo, nem acredito que Gabeira seja, mas o certo é que a campanha de Gabeira não apresentou sequer uma mancha e sua história politíca também não, o máximo podemos acusá-lo de homossexual e maconheiro o que não é tão relevante para a escolha de um prefeito.

Anônimo disse...

Claro que não!! Mas pouco conhecido para sair logo no primeiro vez..
Teremos sempre divergências políticas.
Campanha do Gabeira foi limpa..é o que achamos.. Mas não acredito em políticos..
Todos devem alguma coisa.. Fico por aqui agradeço sua atenção educada..

Anônimo disse...

Vitor, concordo com vc, o Gabeira venceu, e mais do que nunca não devemos deixar essa onda acabar, Gabeira pra governador

Anônimo disse...

Ainda me doi o peito, saber q estavamos tão perto d mudar, de fazer as coisas diferentes, n q tudo fosse ser 100% perfeito, ou fosse funcionar da noite pro dia, mas gabeira representava uma nova postura, mais humana, coerente por isso esse vazio no nosso peito, já tão castigado de ouvir promessas vazias, e sabermos no fundo do peito q nada, mas nada mesmo ia mudar, e quando temos a chance, talvez a única chance de mudar, experimentar fazer diferente, trocamos tudo isso por nada, pra ficar na mesma, ver tudo se repetindo e depois as pessoas se lamentando, n votaram nele, agora guentem são só 4 anos, só nos resta mais uma esperança e acho q n vai ser dificil de acontecer, Gabeira governador

Anônimo disse...

Vitor,

Quando o VT fala de Deus tendo "MÃOS", você acha que Ele as têm? Ele não é Espírito?

Isso é um ANTROPOMORFISMO

Seu espírito tem mãos?


Quando o VT fala que estamos debaixo "DEBAIXO DE SUAS ASAS", você pensa que Deus seja uma ave?

Isso é um ZOOMORFISMO


Qunado o VT fala de Deus como tendo ÓDIO [agora mesmo não me lembrei de nenhuma passagem que diga isso] você realmente concebe Ele como sendo odioso?

Isso é um ANTROPOPATISMO

Ódio é sentimento humano... e de homem decaído...

Os escritores precisam se referir a Deus de alguma maneira, e essa maneira foi o uso de suas próprias expressões... afinal de contas, eles estavam falando pra gente como eles... pra gente como a gente...

Melhor que ÓDIO, talvez seria ABORREÇO...

Vitor Grando disse...

Zwinglio,

É evidente que alguma linguagem metafórica é utilizada para descrever Deus, mas é também evidente que por trás dessa metáfora há alguma verdade que o autor está buscando nos passar. Qual seria a verdade por trás do ódio divino? Eu ainda não consegui compreender o que pode estar por trás do "ódio" divino. Se não é ódio, Zwinglio, o QUE Deus sente do pecado?

Anônimo disse...

Vitor,

Deus não ACEITA o pecado, não o ADMITE, não COMPACTUA com ele, conhece o DANO que ele causa ao homem, por isso se OPÕE, RECHAÇA, ABORRECE... mas nunca ODEIA porque ÓDIO é PECADO, é coisa do homem CAÍDO, do diabo... até você, um simples mortal, é capaz de não aceitar certas coisas sem ODIÁ-LA... ou não?!!

Mas, se você quiser continuar falando de um Deus ODIOSO, tudo bem...

VitorGrando disse...

Certas coisas sim, geralmente coisas que me são indiferentes.

Mas com todas essas palavras você não descreveu o que Deus [i]sente[/i] em relação ao pecado. Certamente não é amor, um outro sentimento deve estar aí. Não há porque se ofender com essa idéia. Ódio é pecado quando não é motivado por razões certas. Eu não consigo deixar de sentir ira e ódio da injustiça e do Diabo, e não me condeno por isso. Nem acho que devo. O que me assusta é um Deus indiferente ao pecado, isso sim é um Deus humano, conivente com todo o tipo de injustiça. O meu Deus se ira com tudo que é mau. Mas a sua misericórdia excede sua justiça e, por isso, a Cruz saciou toda Sua justa ira.

Anônimo disse...

"Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade" [b]Hb 1.8[/b]

Se temos que "explicar" o ódio de Deus, temos também que "explicar" o amor. O mesmo príncipio tem que ser válido para os dois sentimentos divinos. Você pode vir dizer que Deus [b]é[/b] amor. Sim, é, e justamente por isso que ele odeia a iniquidade.

Anônimo disse...

"Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade" Hb 1.8

Se temos que "explicar" o ódio de Deus, temos também que "explicar" o amor. O mesmo príncipio tem que ser válido para os dois sentimentos divinos. Você pode vir dizer que Deus é amor. Sim, é, e justamente por isso que ele odeia a iniquidade.

Anônimo disse...

Vitor,

Existem palavras sinônimas para ÓDIO. Veja algumas:

1- AVERSÃO;
2- RAIVA;
3- RANCOR PROFUNDO;
4- ANTIPATIA;
5- REPULSÃO;
6- HORROR.

FONTE:http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Eu admito a tal palavra apenas nos SENTIDOS seguintes:

1,4,5 e 6.

Além dos que no comentário anterior citei...

O sentimento ÓDIO, em seu lado pecaminoso, a parte da justiça reta... esse eu não admito... mas quero lembrar ainda que mesmos esses que admito, não passam também de ANTROPOPATISMOS...

Eu penso que o meu pensamento está muito claro desde o início de minhas abordagens sobre tal questão...

Anônimo disse...

Amor também é antropopatismo?

Vitor Grando disse...

Zwinglio,

De qualquer forma você não deveria me repreender tão duramente como um herege por uma opinião que se deriva claramente das Escrituras. Você usa uma estratégia hermenêutica, que eu não acredito ser convincente. Você acha repreenderia tão duramente uma ovelha sua que apresentasse as mesmas idéias que eu após uma leitura de Hebreus, ou das coisas que Deus odeia em Probérbios?

Anônimo disse...

Vitor,

Sim!

Quando o escritor fala do AMOR de DEUS a partir de suas perspectivas humanas, de suas experiências agradáveis, boas que podem ser relacionadas a tal palavra...

Quando João diz que Deus é AMOR, ele não manifesta-se a partir das suas convicções humanas sobre este tipo de sentimento... o que ele faz ali é trazer uma revelação CLARA não do que Deus SENTE, mas do que Deus É... coisa que nenhum outro autor fez...

afinal de contas, o AMOR de Deus não pode ser igual ao do homem, pois aquele é perfeito, [poruqe é ELE] esse não...

Por isso que a Escritura diz: "Deus derramou o seu amor em nossos corações (Rm 5:5")... é diferente... ou será que Paulo não tinha amor segundo o entendimento humano... será que ele nunca tenha amado a alguém... será que ele nunca pensou ou falou sobre DEUS AMAR a partir de seu próprio entendimento do que venha a ser AMOR... creio q sim, e isso é ANTROPOPATISMO... e mesmo assim ele fala de um amor que ele nunca teve...

Anônimo disse...

Vitor,

eu te repreendi duramente?!! pelo que me lembro, eu apenas te disse:

"cuidado meu irmão pra não ir longe demais" [em outras palavras, é claro]

No demais, minhas colocações só foram feitas a nível hermeneutico...

Mas, se vc sentiu-se ofendido, peço sinceras desculpas.

Anônimo disse...

Vitor, acho interessante essa sua preocupação com a verdade - algo imprescindível a qualquer cristão, pois, como está disposto em Provérbios 13.5, "o justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde" -, mas aconselho vc a tomar cuidado com o tom áspero que vc usou algumas vezes como nestas: "Para os moralistas hipócritas, parabéns por votarem no candidato que:(...)" e
"(...)- e aqui vai uma acusação direta a todos vocês falsos moralistas, VOCÊS AINDA VÃO SENTIR O PESO DA VOSSA HIPOCRISIA!".

Caramba, isso foi um guindaste na cabeça do coitado !!! E a impressão que deu foi de vc estar amaldiçoando alguém.

Não estou pondo em dúvida o fato de vc ser cristão; só acho que vc poderia agir com sabedoria em todos os apectos possíveis.

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Provérbios 15.1

Vlw, Vitor!!! Deus o abençoe !!! Admiro vc !!!
Fernando Jatobá

Anônimo disse...

A vitória de Gabeira - Lula Vieira
(...)
Chega o dia da eleição e, para estupor geral, Gabeira – o candidato Carrossel, o sem chance, o nanico do bem, tira um magnífico segundo lugar e vai para o segundo turno, juntamente com Eduardo Paes, candidato do governador e do presidente. O

O espanto maior, no entanto, foi dos institutos de pesquisas que até o dia anterior davam como certa presença de Crivella como adversário de Paes. Neste mesmo dia, Gabeira virou maconheiro, viado, defensor do aborto e da prostituição, nefelibata e tudo mais que é possível se falar contra um político brasileiro.

Só não poderia ser demagogo, mentiroso e ladrão porque no caso do Gabeira é impossível se falar isso dele. Nas primeiras semanas todos os derrotados se aliaram ao Paes, que passou a ser candidato da máquina estadual, nacional e universal (do Reino de Deus).

(...)

http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2008/10/26/lula-vieiraexclusivo-a-vitoria-de-gabeira/

 
Free Host | lasik surgery new york